//
você está lendo...
Todos os Posts

Multinacional em definitivo

No início de abril, a Vale terá três ou cinco nomes dentre os quais escolherá seu novo presidente, que no mês seguinte sucederá Murilo Ferreira, atualmente no cargo. Por coincidência, em maio a antiga estatal completará 20 anos como empresa privada e apresentará seu novo contrato de gestão, em vigor desde maio de 1997.

A multinacional de headhuntig Spencer Stuart, é quem selecionará os “nomes de peso”, dentre os quais os controladores da mineradora, a terceira maior do mundo, escolherão o novo presidente. A condição para os possíveis candidatos é que tenham experiência como presidente-executivo em grandes empresas internacionais.

Assim, a Vale espera se proteger de injunções políticas e conveniências regionais para se projetar como uma autêntica multinacional, sepultando seu passado de relação com o perfil estatal. Depois de privatizada, estará em condições de se internacionalizar por inteiro.

A relação dos pré-selecionados pela Spencer Stuart será encaminhada, provavelmente, no último dia de março, a Paulo Caffarelli e a Luiz Carlos Trabuco, presidentes do Banco do Brasil e do Bradesco, “que estão à frente do processo pelo lado dos dois maiores acionistas da mineradora”, informa o Valor Econômico, na sua edição de hoje.

Mas terão que ser ouvidos os outros requerimentos grandes acionistas da Vale: o Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e o BNDES, que são o braço do governo na corporação, e a multinacional japonesa Mitsui, a única estrangeira no controle da Vale.

É um processo de elevado interesse público, mas em relação ao qual a sociedade se mantém – e é mantida – ao largo

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: