//
você está lendo...
Todos os Posts

Mudança na cúpula da Vale

O jornalista Lauro Jardim, colunista de O Globo, anunciou e a imprensa toda o ecoou neste domingo como se fosse grande novidade: os acionistas da Vale decidiram extinguir a Valepar, holding que controla a empresa, maior produtora de ferro nos últimos 20 anos.

A decisão, tomada durante as negociações para renovar o acordo de acionistas, permitirá que cada um sócio controle diretamente suas ações na Vale e decida individualmente seus votos.

Jardim, entretanto, não informou quando a dissolução da Valepar irá acontecer, mas que os sócios devem anunciá-la no próximo mês. O atual acordo entre os acionista expira em abril.

Os sócios na Valepar são os fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil) e Fucef (da Caixa), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, diretamente e através do BNDESpar, a Bradespar (do Bradesco) e a japonesa. Também fazem parte da holding os fundos Petros Fundação, Funcef e o fundo privado Fundação Cesp.

A Reuters, que reproduziu a informação, aproveitou para lembrar que em 19 de janeiro noticiou que membros da Valepar negociavam para extinguir o bloco ao longo de um período de seis anos, quando a Vale se tornaria uma empresa com propriedade diluída.

Com a Valepar deixando de atuar como um bloco, Bradespar e Previ acreditam que a empresa será mais atrativa para novos investidores, “pessoas familiares com o tema” falaram à Reuters.

Previ e Bradespar não puderam comentar imediatamente as informações publicadas por O Globo. Os porta-vozes do BNDES e do fundo Petros não retornaram as ligações da agência inglesa, que não conseguiu encontrar representantes da Mitsui para comentar o assunto, capa da edição do Jornal Pessoal que está nas bancas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: