//
você está lendo...
Todos os Posts

Inauguração do S11D

Daqui a uma hora o presidente Michel Temer chegará a Parauapebas para inaugurar o maior projeto de mineração do mundo. É a nova mina de Carajás, que praticamente duplicará a atual produção de minério de ferro da Vale. Seu custo é espantoso: 14,3 bilhões de dólares, o equivalente a mais de 50 bilhões de reais, ou duas vezes o orçamento do Estado no qual vai funcionar, o Pará, que tem o segundo maior território do país e é o segundo maior produtor de minérios.

Apesar do custo, o S11D (que agora agregou o nome do engenheiro Eliezer Batista, pai do ex-bilionário Eike Batista e principal personagem da versão asiática de Carajás) é o grande lance da Vale para o futuro. O custo de extração do minério é 40% inferior ao custo médio das outras minas da ex-estatal (que em 2017 completará 20 anos de privatização), graças à tecnologia de vanguarda.

Precisará de menos gente, não usará mais os grandes caminhões (de 300 toneladas) para transportar o minério e o circuito da extração ao embarque será feito por correias transportadoras. Haverá economia de pessoal, de óleo, de água e uma velocidade inédita, graças à qual a nova mina oferecerá mais 90 milhões de toneladas. O Pará produzirá então mais minério de ferro do que Minas Gerais e será o maior exportador desse produto do país.

O Pará, no entanto, nem tem consciência disso. A Vale parece ter ido a preocupação de não alardear a data, que estava prevista para quinta-feira e foi adiada para hoje, a fim de se compatibilizar com a agenda do presidente da república. Ontem, 37 privilegiados jornalistas, de 31 empresas de comunicação de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará (estranhamente, não de Minas – por terem ido antes?) visitaram as instalações de S11D, fornecendo testemunhos entusiasmados do que hoje a comitiva oficial irá ver. Quem não estivesse disposto  essa venda, ficou de fora.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: