//
você está lendo...
Todos os Posts

O Pará de Jatene

Que tal aumentar em 50% o Produto Interno Bruto atual do Pará ao longo dos próximos 15 anos, acrescentando 76 bilhões de reais aos R$ 140 bilhões do PIB previsto para este ano?  É nada menos o que se propõe o programa Pará 2030, que o governador Simão Jatene pretende deixar para o seu sucessor implantar.

Pode não parecer, mas o plano começou a sua existência no ano passado, com todo o foguetório que a sua pretensão exige. Não deve ser por mera coincidência que o coordenador dessa criatura é Adnan Demachki, ex-prefeito de Paragominas e chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado.

Dentro do governo tucano, ele é considerado o preferido por Jatene para ser seu candidato em 2018, mantendo o PSDB no poder e deixando espaço para Jatene continuar a influir sobre o Estado e sair candidato a senador ou a qualquer outro cargo importante – quem sabe, de novo, governador?

Além das suas pretensões de grandeza, o programa (ou plano?) conta com a parceira da McKinsey, consultoria empresarial especializada em projetos estratégicos, e do Instituto Dialog, do Rio de Janeiro.

Tudo gente de fora, talvez para por em prática um projeto fechado de poder, bem ao estilo do PSDB, para só apresentá-lo publicamente como ele é no momento de obter os resultados – os votos que elegerão o próximo governador, é claro. Para um projeto maior: o poder com os tucanos por mais de 20 anos no Pará.

CIRCUITO FECHADO

O leitor Bernard fez observações interessantes, que merecem ser destacadas para atrair a devida atenção dos demais, com um recado a quem interessar possa.

Relatou Bernard:

O Jatene já tem dado sinais, faz tempo, de que o seu próximo candidato (no que depender dele) será o Adnan. E este Pará 2030 já é o começo da campanha. São tantas ações em tantos eixos, que das duas uma: Perderá o foco em breve, ou será um marco para o Estado.
Por enquanto quem vai muito bem é o Instituto Dialog, que tem recebido muito bem por este projeto. Seus consultores ficam nos melhores hotéis da cidade e retornam todos os finais de semana para o Rio de Janeiro.

E o pior é que este mesmo estado reclama (e com razão) das multinacionais trazerem técnicos de fora. Deveria pelo menos ser exemplo; Será que as universidades e a gestão pública do estado não possuem técnicos competentes para traçar o rumo dos próximos anos? Precisa mesmo de uma “Cariocada” que já chega aqui pensando só no cheque e na hora de ir embora?

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “O Pará de Jatene

  1. OS TUCANOS QUEREM VENDER O PAÍS E O PARÁ É UM BOM CARTÃO POSTAL (O MELHOR). COM CARAJÁS E CIA. ENERGIA ABUNDANTE. PRODUÇÃO DE PROTEÍNA ANIMAL E VEGETAL.
    QUANTO AOS TÉCNICOS ME LEMBRO DE 37 ANOS ATRAS CHEGO EM GOIÂNIA FORMADO PELA UFPA E ENCONTRO PELA FRENTE EM TODAS AS GRANDES EMPRESAS INSTALADAS EM GOIÁS A FAMIGERADA “OPA” OURO PRETO ASSOCIATION. QUE EXISTE ATÉ HOJE PARA HONRA E GLORIA DOS FORMANDOS DE OURO PRETO….ASSIM COMO A “CARIOCADA” E OS UNBs COM SUAS PROTEÇÕES POLÍTICAS. A UFPA NOS ANOS 70 FORMANDO GEÓLOGOS PARA A AMAZÔNIA E NA CONTRAMÃO AS OUTRAS SE ASSOCIANDO PARA DAR EMPREGO A SEUS PARES. TALVEZ FOSSE UM DOS MELHORES DOS ANOS 79. NÃO SEI QUEM PERDEU MAIS EU O ESTADO DE GOIAS, OU O PAIS. MAIS FICA AQUI O MEU PROTESTO CONTRA A TIRANIA DO MERCADO DE TRABALHO. COMO ESTOU HOJE….COMEÇANDO TODOS OS DIAS. FELIZ POR TER VENCIDO COM MINHA PRÓPRIA FORCA. OBRIGADO UFPA, MEUS PROFESSORES E COLEGAS (AMIGOS), QUE HÁ 37 ANOS NÃO OS VEJO, MAIS OS GUARDO NO MEU CORAÇÃO PARAENSE.

    Publicado por GERALDO RABELO | 13 de setembro de 2016, 9:48 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: