//
você está lendo...
Todos os Posts

Pra que exportar?

O Pará foi o quarto Estado brasileiro em saldo positivo de divisas no primeiro semestre deste ano, com 4,7 bilhões de dólares no balanço entre importações e exportações. Metade dessa contribuição positiva às contas nacionais foi dada por Parauapebas, o município que mais fornece moeda forte ao país, graças ao saldo de US$ 2,2 bilhões de dólares nos primeiros seis meses de 2016. O município foi também o quinto maior exportador brasileiro no primeiro semestre.

Do ranking nacional participaram outros municípios paraenses: Barcarena (em 15º lugar), Marabá (39º), Canaã dos Carajás (108º) Oriximiná (150º), Belém (163º), Paragominas (170º), Ourilândia do Norte (172º), Curionópolis (187º) e Castanhal (208º). Eles são os 10 maiores municípios exportadores do Pará.

No primeiro semestre, os 60 municípios do Estado que exportaram, propiciaram ao caixa do Banco Central o ingresso de 5,4 bilhões de dólares.

Apesar desse desempenho no comércio exterior, o Pará é o 16º do Brasil em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e 21º em PIB per capita. Os índices sociais são ainda mais assustadores.

Ao contrário do slogan do governo federal na época da ditadura, exportar não é o que importa quando consolida relações de troca desiguais. Quem exporta produtos primários (as commodities) tem que aumentar o volume da produção para ganhar mais, embora esse mais seja proporcionalmente inferior ao menos de produção de bens industrializados. Com o inconveniente de que alguns desses produtos não são renováveis.

O que vai, não volta. O que volta não dá para pagar o que vem. E assim o Pará continua a crescer como rabo de cavalo: para baixo.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: