//
você está lendo...
Todos os Posts

E a usina do Pará?

É para valer mesmo o contrato anunciado ontem, no Rio de Janeiro, para a implantação de uma usina siderúrgica em Marabá? Um memorando de entendimentos para viabilizar a fábrica foi assinado, na sede da Vale, por representantes do governo do Pará, da mineradora e da Cevital

O documento assegura o interesse da multinacional de agronegócios em implantar o projeto e fixa as condições para a transferência dos terrenos e licenças da Aços Laminados do Pará pela Vale à Cevital, as condições de fornecimento do minério de ferro e transporte ferroviário do minério e do aço pela Vale, incluindo transferência de tecnologia, além de vários outros itens.

A Cevital se declara interessada em produzir 2,7

milhões de toneladas em bobinas de aço, “biletts”, “blooms”, aço em pó e trilhos. A empresa é líder na produção de trilhos para ferrovias na Itália e pretende ser a primeira siderúrgica na América Latina a produzir trilhos.

No dia 21 deste mês, haverá uma reunião em Marabá com a associação comercial e lideranças da cidade para o debate sobre o empreendimento.

Em maio do ano passado, o governador Simão Jatene liderou uma comitiva oficial que foi à Argélia, conhecer as instalações e as atividades da Cevital, no segmento do agronegócio. Uma esmagadora de soja e uma fábrica de margarina se interessaram pelo negócio e agora se habilitaram ao licenciamento ambiental das fábricas no distrito industrial de Barcarena.

Em outubro do ano passado, o presidente do grupo argelino conheceu as minas de ferro de Carajás, em Parauapebas, além de Marabá, sendo estimulado a estudar a viabilidade de instalar uma siderúrgica em Marabá.

Em 4 de março deste ano, o governo do Estado, a Vale e a Cevital assinaram um protocolo de intenções para oficializar o interesse das partes no investimento. O documento assinado hoje detalha os compromissos de cada uma das partes.

Para valer mesmo?

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Em maio, desmatamento na Amazônia manteve aumento retomado desde fevereiro | Direto da Ciência - 17 de junho de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: