//
você está lendo...
Todos os Posts

Ferro: preço melhor continuará?

O preço do minério de ferro ultrapassou ontem 50 dólares por tonelada pela primeira vez em muitos meses, superando quase todas as expectativas dos analistas de mercado. Eles agora se dividem na interpretação desse crescimento surpreendente, já que alguns especulavam sobre preços abaixo de US$ 40.

A mais provável razão dessa recuperação é a formação de estoques de minério de ferro pela China. Pode ser que o país apenas esteja se preparando para o momento seguinte, que tradicionalmente é a temporada de incremento da produção siderúrgica, a acontecer nos próximos meses.

Afeta o Pará esse estoque regulador se realizar com base no minério de ferro de alto teor de Carajás, 70% do qual é adquirido pela China. Ao invés de ser reservado para um momento mais conveniente, ele é despejado em grande quantidade no mercado, movimento que será quase duplicado pela entrada em operação da mina de Serra Sul, já em fase de operação experimental.

No ano passado, a Vale, maior exportadora de minério de ferro do mundo, bateu seu recorde histórico: produziu 333 milhões de toneladas. Com o S11D, que está terminando de implantar em Canaã dos Carajás, ao custo de 14,4 bilhões de dólares, a mineradora poderá ultrapassar 420 milhões de dólares.

Diante desse volume, está apostando no tudo ou nada: ou desloca concorrentes, graças à qualidade e preço do seu produto, ou fica definitivamente nas mãos dos chineses e suas flutuações de demanda manipuladas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: