//
você está lendo...
Todos os Posts

Ferro: Pará desbancará Minas

Em 2018 talvez o Pará passe à frente de Minas Gerais como o maior exportador de minério de ferro do país, desbancando de uma posição que ocupa há 70 anos. Nesse ano, o projeto S11D alcançará a sua produção máxima, de 90 milhões de toneladas do melhor minério não só do planeta, mas da província de Carajás, onde outras minas são exploradas há 30 anos.

O projeto, o maior da história da mineração, no valor de 17 bilhões de dólares (70 bilhões de reais ao câmbio do dia, mais de duas hidrelétricas de Belo Monte, no rio Xingu), vai permitir acesso à jazida da Serra Sul, até agora intocada, com teor de hematita de 67% a 68%, sem igual no planeta. Todo esse minério estará esgotado em 40 anos, na escala de produção estabelecida pela Vale.

Já no próximo ano S11D entrará em operação. Com sua conclusão em 2018, o Pará responderá por 230 milhões das 430 milhões de toneladas que a Vale deverá exportar, principalmente para a China e o Japão. Os outros 200 milhões de toneladas sairão do Sistema Sul, que, no ano passado, respondeu por 200 milhões dos 320 milhões de toneladas comercializados no mercado global de minério de ferro.

Apesar desses números grandiosos, os paraenses, em cujo território está a imensa (mas cada vez menor, em escala acelerada), se encontra a jazida, parecem não se impressionar. É como se carajás ficasse em Marte.

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “Ferro: Pará desbancará Minas

  1. O teor correto seria entre 67% e 68%.

    Publicado por Vitor Sorenzi | 22 de setembro de 2015, 7:53 pm
  2. Lúcio Flávio, sou seu seguidor e fico orgulhoso em te-lo como seu fã e leitor, pela sua grandeza, coragem, e inteligência em buscar os fatos, sem render-se a nenhum grupo político, principalmente do Pará, que só visam seus objetivos e de seus familiares.Parabéns

    Publicado por wilson estanislau loureiro pimentel | 20 de dezembro de 2015, 11:18 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: