//
você está lendo...
Todos os Posts

Primeira exportação: 73 anos

A Vale está comemorando os 73 anos do primeiro embarque de minério de ferro que realizou. O navio Baron Naiper desatracou do porto de Vitória, no Espírito, no dia 27 de julho de 1942, com 5,5 mil toneladas, extraídas das jazidas de Minas Gerais, com destino à Inglaterra, então necessitada desse produto para as suas siderúrgicas, em pleno esforço de guerra.

A responsável pelo embarque, a Companhia Vale do Rio Doce, foi criada nesse mesmo ano, graças a um acordo entre Getúlio Vargas, ainda o ditador do Estado Novo, e o presidente americano Franklin Roosevelt, para a participação do Brasil ao lado das tropas aliadas. Desse entendimento resultaria ainda a primeira usina estatal de aço do Brasil, a de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. à época.

O SS Naiper precisou de 3 dias e 6 horas para completar a carga. Atualizada para a escala atual, seriam 200 mil toneladas. A Vale consegue completar seu navio, o maior do mundo, o Valemax, de 400 mil toneladas, em dois dias. Esses super graneleiros se tornaram necessários porque o destino da mercadoria deixou de ser a Europa. Agora, é principalmente a Ásia e, em especial, a China.

A data mereceu apenas um registro no portal da mineradora. Ela podia ser mais informativa e dizer para a opinião pública, pelo menos. quanto exportou até hoje de minério de ferro e o valor dessas exportações, nominal e atualizado. Dá números monumentais do ponto de vista qualitativo. Eles podiam motivar um bom debate sobre o tema.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: