//
você está lendo...
Todos os Posts

Vale cede a chineses

A Vale distribuiu hoje um comunicado de 10 linhas para anunciar que concluiu a venda de quatro navios da sua frota, em extinção, com capacidade de 400 mil toneladas, para a China Merchants Energy Shipping Co. Ltd., “uma empresa estatal e um dos maiores operadores de transporte marítimo do mundo”.

Esclarece que essa transação “está relacionada com os acordos assinados com a China Merchant em 26 de setembro de 2014 e 19 de maio de 2015, tendo sido esse último assinado durante a visita do Primeiro Ministro da China, Li Kegiang, em maio de 2015”.

A transação totalizou US$ 448 milhões (mais de 1,5 bilhão de reais) “e o montante será recebido pela Vale mediante a entrega dos navios para a China Merchants, que está prevista para acontecer em setembro de 2015”.

A nota é lacônica. Não guarda a menor correlação com a importância do assunto. A Vale foi dona da Docenave, a maior empresa de transporte de minério do mundo, que foi sabotada internamente e sucateada. Seus navios foram vendidos na bacia das almas, justamente quando o preço do frete bateu recordes. Como se sabe, a Vale é a maior empresa transoceânica de minério de ferro do planeta. Quanto pagou de frete a terceiros que podia ter faturado?

A frota foi refeita com os maiores navios dos sete mares, de 400 mil toneladas, construídos por encomenda nos estaleiros da Coreia do Sul e China. Mas quando eles iam começar a ser usados no transporte, os portos chineses se fecharam para essas megaembarcações. Como a China é a maior cliente da Vale, a empresa teve que recuar até chegar à rendição total, entregando seus gigantescos graneleiros para poder continuar a vender aos mesmos chineses.

Eis aí uma história escabrosa que o Congresso Nacional, o Ministério Público e a Polícia Federal podiam apurar. Promete ser um escândalo do tamanho dos graneleiros.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: