//
você está lendo...
Todos os Posts

Recordes positivos?

A Vale extraiu 27,5 milhões de toneladas de minério de ferro em Carajás entre janeiro e março deste ano, uma alta de 17,8% na comparação com igual período do ano passado. A empresa produziu outros 37 milhões de toneladas em Minas Gerais, aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2014 (somando 74,5 milhões de toneladas de produção própria).

Ambos os desempenhos são recordes absolutos para um primeiro trimestre na história da mineradora, mas o feito de Carajás é ainda mais destacado. e também foi recorde para um primeiro trimestre. Em seu comunicado, a Vale atribuiu esse recorde ao início da produção da Planta 2 e de Serra Leste, ambas em Carajás, no sul do Pará,

Outro recorde foi na produção de cobre, de mais de 107 mil toneladas, crescimento de 21,1%, com destaque para a mina de Salobo, com 35 mil toneladas. Marca também alcançada na produção de níquel, de 69,2 mil toneladas, avanço de 2,5%.

Esses resultados mostram que a Vale continua a apostar no incremento da produção como forma de compensar a brutal queda de preço do seu principal produto, o minério de ferro, que se desvalorizou 400% em relação à cotação máxima alcançada nos últimos anos, de 180 dólares a tonelada.

A empresa não parece temer a formação de estoques nos países compradores, sobretudo a China, como arma para manter os preços abaixo de US$ 40, equivalentes ao do início da mineração em Carajás. Aposta na quebra de concorrentes, que não dispõem de um produto tão bom, a um custo de produção mais competitivo. Sobreviveria à crise atual fortalecida na sua posição internacional.

Se a Vale se diz segura, muita gente teme que essa seja uma cartada perigosa demais, sujeita a um risco que pode até comprometer o controle acionário da companhia na hipótese de que suas projeções não se realizem. Quem tem razão nesse confronto de posição? A opinião pública não sabe. Está sendo mantida à distância dessa crucial questão.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: