//
você está lendo...
Todos os Posts

Supergraneleiros na China

Pode ter surgido a primeira fissura na proibição da China à entrada de grandes navios de transporte de minério de ferro da Vale, segundo o analista do Barclays, Jon Windham, disse à colunista Sonia Cals, colunista de O Estado de S. Paulo. Sonia lembra que a Vale “tem uma frota dos maiores navios para minério de ferro já construídos, mas autoridades chinesas não permitiam que as embarcações usassem os porto locais para desembarques por questões de segurança”.
Ela informou ainda que na semana passada a mineradora brasileira assinou um acordo de longo prazo com a China Ocean Shipping Company (Cosco) de cooperação estratégica no transporte marítimo de minério de ferro. Empresas como a Cosco eram as que faziam maior oposição aos navios da Vale. Para Windham, “o novo acordo é o primeiro sinal de que a oposição à mineradora está diminuindo”.
Será? E quanto tempo mais exigirá para desaparecer ou pelo menos se tornar minoritário?
A resposta é mais difícil do que a apontada pelo analista inglês. Num primeiro momento, tão logo assumiu a presidência da antiga estatal, na qual permaneceu por 10 anos, Roger Agnelli golpeou o braço de navegação da empresa, a Docenave. Vendeu a preço de banana os graneleiros que tinha, os maiores do mundo. Depois, para concorrer mais intensamente com os australianos, a empresa recompôs a frota.
Chegou ao tamanho máximo de navio, o Valemax, para 450 mil toneladas, construído na Coreia e na China. Porém os chineses o vetaram em seus portos. A Vale teve que construir um porto intermediário para desembarcar parte da carga dos supergraneleiros para que eles pudessem atracar na China. Com isso, precisou investir o que não estava previsto e reduziu sua rentabilidade.
A notícia de que a oposição chinesa é alvissareira para a companhia, mas as informações ainda são rarefeitas demais para se saber o que de fato aconteceu – ou está acontecendo

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: