//
você está lendo...
Todos os Posts

Quem entra na roda da mineração?

Como se previa, a data dos 15 anos de privatização da Vale transcorre ao relento. Parece uma página já virada da história recente do Brasil. Agora é só olhar para frente.

Sabemos que não é assim. São tantas as omissões, dúvidas e questionamentos que o enredo oficial da história só interessa a quem o escreveu. Além da necessidade de reescrever o que está pendente, é preciso usar essa história como guia para chegar ao futuro.

Na esperança de poder escrever essa história de forma coletiva, com a ajuda dos verdadeiros personagens, vou propor algumas tarefas aos leitores deste blog.

Aos que participam da duplicação da produção de minério de ferro de Carajás, por exemplo. O que podem dizer sobre o andamento das obras? Estão satisfeitos? Concordam com a nova escala de extração de minério? Sabem qual o seu destino? Como é o cotidiano da obra?

Também convido a entrar na roda dos depoimentos os que escrevem uma história inédita do país: a implantação dos dois projetos de níquel de Carajás, que deverá colocar o Brasil entre os maiores produtores mundiais.

Uma história também inédita, a do cobre, já anda pela metade. Logo o Brasil também entrará no ranking dos cinco maiores produtores mundiais. E estamos perdendo a oportunidade de registrar os passos desses empreendimentos.

Uma outra tarefa é para os que leram os relatórios da Vale sobre o primeiro trimestre de 2012. Quem leu? Que análise fez? Que projeções pode fazer sobre o atual exercício até o seu encerramento?

Vamos formar a roda de debates com o pessoal de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá e todos os municípios abrangidos pelos projetos de mineração da Vale no sul do Pará.

Quem está fora dessa região também pode – e deve – falar. Vamos lá?

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Quem entra na roda da mineração? | TODOS COM LÚCIO FLÁVIO PINTO - 8 de maio de 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: